o que e ayahuasca e efeitos

Entenda O Que é Ayahuasca e Quais Seus Efeitos no Corpo

Ayahuasca

Ayahuasca é mais conhecido como um chá, que se popularizou devido ao seu efeito alucinógeno. A bebida, de cor marrom escura, é o resultado da mistura de duas ervas amazônicas: o cipó de Mariri e as folhas da chacrona.

A maior característica do chá de ayahuasca é alterar a consciência da pessoa que o ingere. A bebida não é vista como uma droga, portanto, possui regulamentação e é legalizada no Brasil, porém, apenas para rituais religiosos. 

A legalização é recente, aprovada em 2004. Na resolução Nº 5 do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (CONAD), diz que “reconhece a legitimidade, juridicamente, do uso religioso da ayahuasca”.

O significado da palavra tem origem na linguagem quíchua, uma família de línguas indígenas da América do Sul. Sendo assim, “aya” significa espírito ou ancestral, enquanto “huasca” significa vinho ou chá.

Partindo disso, de fato, a bebida é bastante utilizada em rituais religiosos. Muitas comunidades acreditam que ao ingeri-la, a pessoa embarca em uma jornada espiritual consigo mesma. Alguns falam que seu consumo é o meio para uma conexão com o divino e para a consciência plena. 

O chá pode ser servido quente ou frio, sendo o preparo deste último um pouco mais longo, pois é preciso amassar as folhas com água fria e deixá-las descansar por cerca de 24h. 

A ayahuasca ficou muito conhecida por fazer parte da manifestação religiosa do Santo Daime. No entanto, o chá também é usado por outras comunidades religiosas, como o kardecismo, o catolicismo, a umbanda e do próprio xamanismo indígena, além de algumas religiões orientais. 

Os efeitos do chá de ayahuasca no corpo

Nos rituais religiosos, o chá é usado como uma forma de limpeza espiritual, pois permite que a pessoa abra a mente e se permita enfrentar os próprios problemas com mais clareza. Talvez o maior problema seja os efeitos colaterais.

Ingerir o chá pode causar vômitos e diarreia, o que alguns acreditam ser o resultado da purificação do corpo e da mente. Embora sejam sintomas comuns após a ingestão da bebida, tais efeitos podem variar de acordo com cada organismo.

Outra causa recorrente em quase todas as ingestões do chá de ayahuasca são as visões. Elas normalmente acontecem quando se fecha os olhos, também muito conhecidas como “miração”. Durante essas ocasiões, não há limite para o que a pessoa possa ver. Já houve relatos de animais, divindades, demônios, outras pessoas do convívio ou desconhecidas e, em casos mais extremos, o fiel já se viu voando por diferentes lugares do mundo.

Apesar de os efeitos variarem de organismo para organismo, os sintomas mais comuns após a ingestão do chá são:

  • Ampliação da consciência
  • Percepção distorcida da realidade
  • Visões de ancestrais
  • Miragens
  • Processos de limpeza como vômitos e diarreias

Ayahuasca no auxílio ao combate de doenças

O chá de ayahuasca é usado praticamente apenas nos rituais de comunidades religiosas. No entanto, a medicina tem se interessado cada vez mais na bebida e sua composição. Por enquanto, os estudos em torno do chá são bem escassos, mas já começou a aumentar.

Alguns estudos revelam que ayahuasca é capaz de ajudar na atenção plena, no controle do humor e na regulação emocional. 

De acordo com uma pesquisa com patrocínio do Imperial College London, apontou que o chá pode ter resultados no combate à depressão depois de 24h ingerido. No mesmo estudo, foi revelado que o nível de cortisol dos pacientes reduziu ao ponto de voluntários saudáveis. 

Além dos fatos científicos, há a crença em torno da bebida e seus resultados emocionais, também tem sido analisado. Nesse caso, em pacientes com tratamentos psiquiátricos. Alguns deles são:

  • Depressão

Teoricamente, a pessoa que consume o chá passa por um confronto interno, tendo de lidar com seus problemas e angústias com mais clareza. Por isso, muitas delas que passa por esse processo, costumam encontrar soluções ou um melhor caminho para seguir na vida.

  • Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TSPT)

Quando uma pessoa vive um momento extremamente traumático na vida, o cérebro bloqueia aquele momento como um mecanismo de defesa. Ou em alguns casos, a a vítima simplesmente não se permite entrar em contato com aquilo que a faz sofrer. 

Devido ao seu efeito alucinógeno, o chá de ayahuasca permite a pessoa reviver as memórias que originaram o transtorno. Possibilitando, dessa forma, a vítima encarar o problema, com o objetivo de facilitar o processo de luto e/ou dor.

  • Vícios

Teoricamente, ao se auto confrontar, é capaz de perceber o que tem feito de errado na vida. Onde está suas principais questões que a puxa para trás ou para baixo. Desse modo, a ingestão do chá, além de permitir esse encontro de autoconsciência, também possibilita a reflexão interna, dando à pessoa a oportunidade de mudar seus hábitos de vida.

Apesar do uso do chá de ayahuasca na medicina ser um fator interessante, existe um contraponto. De acordo com os especialistas das comunidades religiosas que usam a bebida, ela tem efeito apenas em quem está determinado a enfrentar seus problemas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *