cha de maconha

Chá de Maconha: Ingrediente e Receita de Como Fazer!

Maconha

Assim como o Bolonha (bolo de maconha) o Chá de Maconha também faz parte da culinária cannábica. Há quem vire o rosto apenas com a pronúncia da palavra, afinal, muita gente cresceu em uma cultura na qual se bebia chá apenas quando estava doente. Isso significa que a lembrança da bebida não chega a ser nada agradável.

No entanto, o Chá de Maconha nada tem a ver com os demais. Além de ser muito famoso, ele também é bastante consumido porque é ótimo para aliviar o estresse ou a dor. Uma grande tendência dentre aqueles que podem se dar ao luxo.

Antes de seguirmos com as receitas, é preciso saber algumas coisas a respeito desse chá milagroso.

Como é o processo de preparo

O Chá da Maconha aproveita os efeitos terapêuticos e psicoativos dos canabinoides encontrados na planta, para isso, antes do preparo oficial, a Cannabis passa por um processo conhecido como descarboxilação. 

Ele consiste em aquecer a flores da cannabis para ativar as substâncias. O meio mais comum usado para alcançar esse objetivo é colocar a planta no forno pré-aquecido a 115°C, por cerca e 40 minutos, lembrando de mexer no meio tempo. Quando ela ficar mais clara e tostada, é o sinal de que está pronta para ser usada no chá.

Os tipos de preparo do Chá da Maconha

A Cannabis é uma planta tão importante que tem vários jeitos de fazer um chazinho com ela. Cada um deles com seu modo único de preparo. A fim de espalhar esse conhecimento, conheça alguns deles logo a seguir.

1 – Método convencional

As folhas e flores secas passam por infusão na água quente. Nesse caso, o chá não manifesta efeitos psicoativos, pois o THC tende a se diluir na água. Ressaltando aqui que ele é solúvel apenas em gorduras.

2 – Chá com Cannabutter

A Cannabutter nada mais é que a junção da cannabis descarboxilada com a manteiga ou óleo de coco, na medida 1:10. A mistura vai ao forno por cerca de 45 a 90 minutos, a 90°C. Durante esse tempo, precisa mexer de vez em quando. No fim, basta coar.

Mais uma forma de aproveitar o THC e o CBD da planta! Algumas acrescentam a manteiga de cannabis ao chá de hortelã ou mesmo o hibisco, pois consideram o gosto da planta muito presente. Essa é uma dica de camuflá-lo. 

3 – Bhang

Bhang está entre os meios tradicionais de se fazer o chá da maconha. Seu processo consiste em aquecer por volta de 12g de folhas e flores da maconha em 2L de água. Depois, coa e moa a planta já fervida com o pistilo e acrescente aos poucos uma xícara de meia de leite integral.

Depois, extraia o leite espremendo as folhas e flores, repetindo o processo até usar todo o leite. Reserve o leite extraído, adicione meia colher de chá de especiarias ao restante da planta dentro do almofariz, como cravo. Junte mais uma xícara e meia de leite morno e moa até formar uma pasta.

Indicações do chá da maconha

O chá da maconha possui recomendações terapêuticas, as quais ajudam pessoas com diversas enfermidades imunológicas e do sistema nervoso. Ele é muito indicado para os seguintes casos:

  • Aliviar dores crônicas 
  • Reduzir células tumorais e feitos colaterais da quimioterapia
  • Melhora nos quadros da depressão e ansiedade
  • Diminuição de crises epiléticas
  • Prevenção a progressão de demências

Receita do chá da maconha clássico

Sem mais delongas, agora vamos ao que importa: a receita para aquele chazinho especial de cannabis! 

Ingredientes

  • 0,5 grama de maconha;
  • 1/2 colher (chá) de manteiga (Outra forma para o consumo é substituindo a manteiga pelo leite integral, que você pode ver como se faz neste artigo sobre o leite de maconha);
  • Sachê de chá (qualquer sabor, até o de boldo da sua vó serve);
  • 1 e 1/2 xícaras de água;
  • Filtro de café ou infusor de chá;
  • Açúcar ou mel a gosto (opcional).

Modo de preparo

  1. Comece preparando a erva para o chá. Triture a maconha com um triturador ou pique com uma faca afiada, com cuidado para não reduzir a erva a pó.
  1. Use a manteiga para extrair o THC, misturando-a a maconha de modo que fique toda coberta com a manteiga, mas não encharcada. Manteiga demais inibe a liberação do THC.
  2. Coloque a erva amanteigada no filtro de café ou no infusor de chá. Se estiver usando o filtro de café, feche bem para impedir que a maconha vaze, formando assim um sachê com a maconha.
  1. Em uma xícara de chá, coloque os dois sachês (o com a maconha e o de chá da sua preferência) e adicione uma xícara de água fervente.
  1. Deixe o chá em infusão por 3 ou 5 minutos (quanto mais tempo, mais forte) e remova os sachês.
  1. Para beber você pode colocar mel, açúcar ou adoçante a gosto.

Receita do Chai Latte com maconha

Ingredientes

  • 1/2 grama de maconha.
  • 1/2 colher (chá) de manteiga.
  • 1 sachê de chai.
  • 1 xícara de leite integral.
  • 1/2 xícara de água.
  • 1 colher (chá) de baunilha.
  • 2 colheres (chá) de açúcar.

Modo de preparo

  1. Triture a maconha. Separe os talos e sementes, se necessário, e use um triturador ou pique a maconha com uma faca afiada até que esteja finamente picada, mas não totalmente reduzida a pó.
  1. Misture maconha, leite, manteiga e baunilha. Coloque os ingredientes em uma batedeira ou liquidificador e misture até ficar completamente cremoso.
  1. Deixe a mistura descansar por uma hora. Isso dá ao sabor uma chance de se misturar.
  1. Acrescente água e esquente a mistura em fogo lento por 30 minutos. Monitore a panela cuidadosamente para ter certeza de que a água não vai começar a ferver ou evaporar. Acrescente mais água, se necessário, para manter constante o nível de líquido.
  1. Retire-a do fogo e acrescente o sachê de chai. Deixe-o em infusão por cinco minutos. Enquanto isso, o chá começará a esfriar.
  1. Coe a mistura em uma peneira de malha fina. Coloque a peneira (ou um pedaço de gaze) sobre uma tigela e despeje o chá para remover os pedacinhos de maconha. Pule esse passo se não se importar com a textura dela.
  1. Despeje o chá em uma caneca e saboreie. Acrescente mais açúcar ou leite a gosto. Para uma bebida ainda mais relaxante, adicione um bocado de chantili com uma pitada de canela.

OBS.: Mesmo com apenas ½ grama, esse chá criará um efeito bem forte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *